sexta-feira, 20 de junho de 2014

Borboleta de papel

Achei linda, fácil e dá pra fazer com sobras de papel...

 
- Papel para scrapbook
- Tesoura
- Fitas
- Régua e copo para fazer o molde
 
Passo a passo:

Para fazer o molde, risque um quadrado em um canto de uma folha de papel e, em seguida, use a boca de um copo para riscar uma forma circular em um dos cantos do quadrado, como mostra a imagem acima.

Passe o molde para o papel para scrapbook escolhido e recorte.
 
Dobre toda a forma recortada, como um acordeon. Lembre-se que, quanto menor a forma, menor sua borboleta ficará e mais difícil será para dobrar.
 
Pegue então um pedaço de fita, nas cores e tecidos desejados, e amarre o papel dobrado no meio.
 

Depois de amarrado o papel, abra cuidadosamente as laterais e você verá como a borboleta irá se formando. Use-a para decorar cartões, embalagens para presentes e lembrancinhas variadas, como maternidade, casamento e aniversário.
 
Este é também um excelente projeto, super fácil e rápido, para pais e professores. As crianças vão poder criar moldes em papel branco, pintá-los e depois ver suas próprias criações em formato de lindas borboletas.
Fonte: http://www.villartedesign-artesanato.com.br/2013/04/como-fazer-borboletas-de-papel-para.html

RECESSO ESCOLAR OU FÉRIAS...

Bate-volta no interior de SP. Peguei essas dicas daqui http://www.guiadasemana.com.br/turismo/noticia/bate-volta-no-interior-de-sp

  • Lojas e feiras de artesanato em Embu das ArtesLojas e feiras de artesanato em Embu das Artes
    Créditos: Divulgação
  • Telefone público gigante em ItuTelefone público gigante em Itu
    Créditos: Shin Shikuma
 
Quem passa muito tempo em São Paulo sabe como a rotina é maçante e cansativa, e que todos merecem um descanso fora da euforia da capital paulistana. A praia fica a apenas um pulo, mas o que quase todos se esquecem é que o interior também reserva paisagens bonitas a pouco tempo de estrada.
Por isso, o Guia da Semana fez uma lista com algumas cidades do interior perto de São Paulo e que dá para fazer um bate-volta no fim de semana. Confira:

Embu das Artes

Embu fica a cerca de 30 km de São Paulo, tendo um acesso bem fácil pela Rodovia Raposo Tavares. É uma cidade pequena e recheada de cultura. Para passear, há museus, praça de alimentação, represa e muito mais. Confira o nosso roteiro de Embu das Artes.

Paranapiacaba


Paranapiacaba é um distrito do Município de Santo André, do ABC e fica a cerca de 60 km de São Paulo. Seu clima frio e úmido aliado a paisagem da serra formam um cenário peculiar e aconchegante ao mesmo tempo. Lá é possível ver as construções históricas de igrejas, casas, linha de trem, entre outros. A melhor época é no Festival de Inverno, que acontece em julho.

São Roque


São roque fica a 70 km da capital paulistana. O diferencial é o roteiro do vinho com as vinícolas, as festas de agosto - em comemoração ao aniversário da cidade -, os centros culturais, capelas e outras construções de época, além de estação de Ski e lugar para praticar hipismo.

Itu


A cidade das coisas enormes fica a aproximadamente 100 km de São Paulo e conta com diversos pontos turísticos a ser visitados. Há o Museu da Convenção, a casa onde ficou hospedado Dom Pedro II, o famoso Telefone Público, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Semáforo próximo ao orelhão, o Armazém do Limoeiro e o Museu da Energia, entre outros.

Águas de Lindóia 


Além da tranquilidade e todo o pacote de benefícios que as cidades do interior oferecem, Águas de Lindóia conta com um balneário municipal que promove relaxamento, e um pouco mais de dinamismo e diversão no parque aquático. Fica a 160 km de São Paulo.

Cabreúva


Cerca de 90 km distante de São Paulo, Cabreúva é uma pequena cidade com belas paisagens naturais, entre trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. É ótima para passar o dia ou o fim de semana tanto no frio como no calor.

Santo Antônio do Pinhal


Para ir a Santo Antônio do Pinhal é melhor reservar todo o fim de semana, já que são 170 km de distância e é a região da Serra da Mantiqueira; assim, o passeio fica mais gostoso se tiver mais tempo de aproveitá-lo. A cidade tem um clima bem de interior, com ar puro e relaxante. Para quem quer um agito à noite, Santo Antônio é do lado de Campos do Jordão, a apenas 20 km.

Holambra


A cidade das flores, e a capital holandesa no Brasil, é um dos destinos que vale a pena a visita, apesar dos 250 km de distância. Ela é bem frequentada o ano todo, mas principalmente na Expoflora e na época da primavera, que os canteiros florescem e deixam o ambiente bem mais agradável. 

RECESSO ESCOLAR 2014 - O que fazer? Para onde ir?

ALGUMAS DICAS...

1. DORMIR.
2. DEPOIS DORMIR.
3. E.... DORMIR MAIS POUCO!
 

 

Ponto Facultativo em São Paulo

DIA 23/06/2014 - O prefeito Fernando Haddad decretou ponto facultativo pra os funcionários da PMSP por causa do jogo do Brasil.

A origem do quiabo

Anteriormente, eu disse que o quiabo é um legume. ERRADO! O quiabo é uma hortaliça! Vejam sua origem...
O quiabo é da mesma família botânica do algodão e do hibisco, como bem mostram as suas flores vistosas.
O quiabo já era plantado, nas várzeas do Nilo, pelos egípcios 12 séculos antes de Cristo. Existem relatos de sua introdução no Brasil, com o comércio de escravos em 1658 e no Suriname em 1686. Existem relatos do seu plantio nos estados americanos da Filadelfia em 1748 e na Virginia em 1781.

O quiabo é conhecidos em alguns países de língua inglêsa como ‘lady´s finger’ (dedo de moça) e nos Estados Unidos como ‘ochra’ – uma variação do seu nome original ‘okwuru’ da África Ocidental. A denominação em português ‘quiabo’ e em espanhol ‘quimbombó e guigambó’ e ‘gumbo’ utilizada em uma parte dos Estados Unidos deve vir da língua africana Bantu ‘kingombo’. É também comum que ele seja denominado na Inglaterra como ‘bhindi,rbhendi ou bendai’.
O quiabo é um alimento saudável por seu alto conteúdo de fibra, vitamina C, ácido fólico, antioxidantes e é boa fonte de cálcio e potássio. Uma xícara de quiabo cozido (em torno de 100 gramas) contém 20% das necessidades diárias de vitamina B e de ácido fólico de um adulto.

As suas sementes são fonte de óleo comestível, de sabor e odor agradáveis, ricas em gorduras insaturadas. As sementes maduras e secas de quiabo, depois de torradas e moídas, foram e podem ser usadas como substitutas de café, sem cafeína. No mercado americano é possível encontrar ‘dried ochra chips’ – chips de quiabo, muito valorizados. Existem muitas receitas de sua preparação, disponíveis na Internet. As folhas do quiabo são consumidas, em alguns lugares como as de beterraba.
O fruto imaturo do quiabeiro é utilizado em muitos pratos tradicionais como ‘frango com quiabo’ no Brasil, ‘gumbo’ no sul dos Estados Unidos, ‘dishcah chua’ no Vietnam, ‘garri’ na Nigéria, ‘’callaloo’ no Caribe. O caruru é comida tradicional da Festa de São Cosme e Damião muito celebrada no Nordeste e o quiabo é o seu principal ingrediente como mostra a receita.

Existem muitas variedades de quiabo no mundo – diferentes variedades, formatos, sabores. As fotos anexas mostram algumas variedades mais quinadas, mais largas ou finas, mais coloridas que a brasileira. Um só experimento de competição de variedades de quiabo, realizado por uma universidade americana, testou mais de 25 variedades de quiabo. No Brasil praticamente só uma variedade é plantada, a ‘Santa Cruz’. Uma empresa de semente apresenta em seu catálogos outras variedades como ‘Amarelinho’, ‘Clemson’ e o IAC – Instituto Agronômico de Campinas lançou dois cultivares. No varejão da CEAGESP, aos sábados e domingos, uma variedade de quiabo quinada é muito procurada pelo seu sabor. O melhoramento genético de quiabo no Brasil tem muito a fazer.
Ingredientes da Receita de Carurú
100 quiabos
1 xícara de castanha de caju
100 g de amendoim torrado e moído sem casca
2 xícaras de camarões defumados, descascados e moídos
2 cebolas grandes
2 xícaras de azeite de dendê
3 limões
2 colheres de sopa de sal
4 xícaras de água quente
pimenta
gengibre
alho



Como Fazer Carurú
Modo de Preparo:
Lava-se os quiabos, enxugando bem para não formar baba quando picado.
Coloque os camarões secos e moídos a cebola ralada, alho, sal, castanha e amendoim para refogar no azeite de dendê. Ponha os quiabos picados, a água e as colheres de sopa de limão para cortar a baba.
Adicione ainda alguns camarões secos, inteiros e grandes. Cozinhe tudo até ficar pastoso.
Quando os caroços dos quiabos estiverem bem rosados, retire do fogo.
Na festa de São Cosme e São Damião, quando o caruru é de promessa, costuma-se colocar sete quiabos inteiros. O convidado que tiver no seu prato, ao acaso, um desses quiabos, fica na obrigação de oferecer ao santo outro caruru.
Fonte: http://www.receitastipicas.com/receitas/caruru.html


Anita de Souza Dias Gutierrez
Centro de Qualidade em Horticultura

Dica - como tirar a baba do quiabo

O quiabo é um legume muito gostoso. Pelo menos eu acho.Muitas pessoas não comem por causa da baba. Pesquisando achei essa dica.
Lave um a um os quiabos, de preferência com um pano de prato seque um a um
Coloque-os de molho em água e vinagre por uns 20 minutos
Depois desse tempo, passar na água de novo
Seque um a um com outro pano de prato
Coloque em uma vasilha seca e a faca que vai picar, também tem que estar seca
Esquente uma panela com um pouco de óleo e coloque alho picado, deixe dourar e coloque os quiabos, mexa bem e abaixe o fogo, sempre mexendo sem tampar a panela por uns 15 minutos
O fundo da panela vai ficar cada vez mais preto mais não pega gosto de queimado
Acrescente 2 colheres (de sopa) de água e mexa bem
Coloque temperos e agora tampe a panela (por uns 5 minutos), sempre mexendo para não queimar
Pronto

 Veja a Receita: http://www.topreceitas.org/

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dia nos namorados no Brasil

No Brasil, é comemorado em 12 de junho apartir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes.

Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.
A idéia inicial pode ter sido um tanto quanto interesseira, afinal, escolheram o mês de junho por ser um mês fraco de vendas, no entanto seja qual quer que seja a data que se comemora um namoro, uma paixão, um relacionamento a dois, o importante é o amor e o carinho que são demonstrados, compartilhados e vivênciados por um casal. Além desse texto que explica como surgiu o dia dos namorados no Brasil e no Mundo preparamos também um especial com frases, textos, mensagens e vídeos para namorados e apaixonados, nesse dia 12 de junho faça uma surpresa para a pessoa amada.

Como surgiu o Dia dos Namorados

- A História e a Origem do dia dos namorados

Segundo a versão mais conhecida. a comemoração teria se originado na Roma antiga, no século III.

O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.

Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

 

Dia dos Namorados - atividades

Sei de algumas professoras que gostariam de trabalhar este tema em sala de aula, mas não sabem como faze-lo.  Esta data mé muito boa pra falarmos sobre ética, carinho, solidariedade, respeito... Achei essas ideias na net para auxiliar vocês. Espero que façam bom proveito!
www.atividadespedagogicasdivertidas.blogger.com.br
Material:
  • Papel reciclado vermelho
  • Papel reciclado rosa
  • Papel reciclado marrom
  • Pedaço de arame encapado de bijouteria
  • Tesoura
  • Cola bastão
  • Lápis preto
Dobre o papel vermelho como na figura acima.
Desenhe um lado do coração, como na figura acima.
Corte o coração, como na figura acima.
Abra o coração, como na figura acima.
Repita os passos acima, em vários tamanhos, com o papel vermelho e rosa, conforme figura acima, formando: dois corações vermelhos grandes, dois corações vermelhos médios, quatro corações vermelhos pequenos, dois corações médios rosas e dois corações pequenos rosa.
Cole sobre os corações vermelhos grandes, os corações médios rosas, e por cima deles, os corações vermelhos pequenos, conforme foto acima.
Junte os corações pelas pontas e cole, conforme figura acima.
Corte uma tira (como um charuto), do papel marrom e cole na emenda de união dos corações, formando o corpo da borboleta. Corte dois pedaços de arame encapado do mesmo tamanho e cole na ponta de cada um os corações vermelhos pequenos, que sobraram. Cole os arames na ponta do corpo da borboleta, conforme figura acima.
Está pronto seu Amor de Borboleta!


Material:
  • Papel reciclado nas cores: vermelho, rosa, verde claro, verde escuro e azul.
  • Papel sulfite branco
  • Cola bastão
  • Tesoura
  • Lápis cera vermelho
  • Hidrocor preta
  • Olho de boneco - bijouteria
Dobre o papel reciclado vermelho, como na foto acima.
Desenhe a metade do coração, conforme foto acima.
Recorte o coração, conforme foto acima.
Repita as operações acima, no papel reciclado rosa, verde e azul, formando: um coração verde médio, dois corações azuis pequenos, um coração verde claro pequeno e um coração verde escuro pequeno, conforme foto acima.
Vire o coração conforme foto acima.
Cole um coração médio verde claro, no coração vermelho, formando o rabo do peixe, conforme foto acima.
Cole dois corações azuis médios nas laterais do coração rosa, formando as nadadeiras, conforme foro acima.
Cole o coração pequeno verde escuro na parte arredondada do coração, formando a boca do peixe, conforme foto acima.
Faça a separação do rosto do peixe com o auxílio de um lápis de cera vermelho. Corte um losango de papel sulfite branco, cole no coração rosa, para formar o fundo do olho do peixe. Cole por sobre o losango o olho de boneco e faça uma meia lua por cima com o lápis de cera vermelho. Faça os detalhes dos cílios do peixe, com a caneta hidrocor preta, conforme foto acima.
Abra o coração e escreva uma mensagem bem bonita dentro, conforme foto acima. Será uma surpresa!


Material:
  • Emborrachado EVA na cor branca
  • Lápis preto
  • Canetas permanente coloridas
  • Tinta relevo de várias cores
  • Estilete (apenas para uso de adultos)
  • Tesoura
Imprima o molde acima e reproduza no emborrachado EVA branco, várias vezes. Recorte os corações, fazendo os cortes do meio dos corações com o auxílio de estilete (peça a um adulto para cortar para você). Agora decore com a tinta relevo, fazendo a moldura dos corações e alguns detalhes. Escreva nos corações com as canetas permanentes, exemplo: I Love You, Te Amo, Amor, etc. Espere secar totalmente. Passe o lápis pelos cortes no coração.

Material:
  • Emborrachado EVA nas cores: rosa, lilás e branco
  • Fita de cetim fina rosa
  • Papel de presente padronagem rosa
  • Papelão
  • Fita larga de tecido com padronagem de coração
  • Canetas permanentes de várias cores
  • Cola de tecido
  • Cola quente
  • Pistola de cola quente
  • Tesoura
  • Régua
  • Lápis preto
Imprima o molde acima e recorte um coração em cada emborrachado de EVA.
Corte um retângulo de papelão de 15 x 5 cm. Encape o papelão com o papel de presente rosa. Cole a fita larga de tecido, no centro do retângulo, com a tinta de tecido. Recorte três tiras da fita de cetim fina rosa, de tamanhos diferentes e cole com cola quente nos corações, conforme foto acima.
Junte as tiras de cetim e cole com cola quente, na parte de trás do retângulo, conforme foto acima.
Escreva uma palavra ou mensagem nos corações emborrachados, com caneta permanente.
Material:
  • Cartolina branca e/ou papel cartão
  • Papel sulfite
  • Lápis preto
  • Tesoura
  • Lápis de cor vermelho e rosa
  • Hidrocor preta

Faça o molde em papel sulfite, conforme foto acima. Recorte. Usando o molde, recorte a cartolina.
Passe caneta hidrocor preta nos contornos do coração. Pinte com lápis de cor vermelho o coração e com lápis de cor rosa as tiras e os corações do centro. Dobre o cartão.
Escreva uma mensagem bem bonita na parte interna.


Material:
  • Cartolina vermelha e/ou papel cartão
  • Papel sulfite
  • Hidrocor preta
  • Lápis preto
  • Tesoura

Faça o molde conforme figura acima no papel sulfite. Recorte. Passe o molde para a cartolina e recorte. Pinte o contorno do coração com hidrocor preta. Escreva uma mensagem no coração central (inteiro) e dobre as laterais para dentro, fechando o coração.


Material:
  • Cartolina branca
  • Papel sulfite branco
  • Novelo de lã grossa rosa e/ou vermelha
  • Botões brancos de costura
  • Lápis preto
  • Tesoura
  • Cola branca
  • Pincel médio

Faça um molde do coração, conforme figura acima, no papel sulfite. Recorte. Centralize no meio da cartolina e cole o molde com cola branca. Passe cola branca com o auxílio do pincel médio no centro do coração e comece a colar a lã do centro para fora, até chegar na borda do coração. Passe cola branca contornando a lã e cole os botões fazendo o contorno. Espere secar totalmente.


Material:
  • Feutro vermelho
  • Fita de cetim fina - branca
  • Olhos de boneco para artesanato
  • Nariz de boneco para artesanato
  • Cola quente
  • Pistola de cola quente
  • Caneta de tecido preta
  • Tesoura
Imprima o molde acima. Recorte e reproduza no feutro vermelho, duas vezes.
Corte quatro (4) tiras de fita de cetim, cole em um dos corações, conforme foto acima, com cola quente.
Imprima o molde acima. Recorte. Reproduza quatro (4) vezes no feutro vermelho. Cole nas extremidades das 4 fitas de cetim, para serem os pés e as mãos do coração. Cole o outro coração grande por cima do que já está com os braços e as pernas. Cole os olhos e o nariz. Desenhe com a caneta de tecido, um sorriso no coração.


Material:
  • Emborrachado EVA na cor branca
  • Miçangas de vários tons de rosa
  • Cola branca
  • Tesoura
Imprima o molde acima. Recorte. Reproduza no emborrachado de EVA. Recorte.
Passe cola no emborrachado e cole as miçangas, conforme foto acima. Espere secar totalmente.


Material:
  • Cartolina vermelha
  • Cartolina Rosa
  • Linha de bordado vermelha
  • Furador de papel
  • Papel sulfite
  • Lápis preto
  • Tesoura

Faça o molde dos corações em papel sulfite, conforme figura acima. Recorte.
Encaixe o molde dos corações na cartolina vermelha, e recorte os corações, todos que der.
Repita o mesmo na cartolina rosa.
Fure os corações com o furador de papel, no centro e na ponta. Amarre os corações com a linha de bordado vermelha. Intercale os corações, um rosa, dois vermelhos, e/ou um rosa e um vermelho.


Material:
  • Copos de queijo petit suisse (danoninho) vazios
  • Canudos de refrigerantes
  • Tesoura
  • Prego
  • Martelo
  • Cartolina rosa
  • Papel crepom rosa
  • Fita de cetim grossa vermelha
Corte a borda do copo, conforme foto acima.
Corte o copo, conforme foto acima.
Abra o copo, formando uma flor, conforme foto acima.
Faça dois furos no centro do copo, conforme foto acima.
Faça um corte em uma das pontas do canudo de refrigerante, conforme foto acima.
Passe as duas pontas do canudo que você acabou de cortar, pelos furos no centro do copo, conforme foto acima.
Imprima o molde acima e reproduza os corações na cartolina rosa e recorte.
Cole um coração no centro do copo, para dar acabamento, conforme foto acima.
Faça várias flores. Corte um quadrado de papel crepom e envolva as flores. Prenda com uma fita de cetim grossa, formando um bouquet, conforme foto acima.


Material:
  • Papel cartão vermelho
  • Papel cartão rosa
  • Papel sulfite
  • Prato descartável
  • Tesoura
  • Cola branca
  • Pincel médio

Faça o molde do coração no papel sulfite, conforme figura acima. Recorte.

 

Corte a parte interna do prato descartável, conforme figura acima.

 

 
Corte oito corações no papel cartão vermelho e oito corações no papel cartão rosa, usando o molde. Cole os corações, debaixo para cima, um vermelho, outro rosa, conforme foto acima.


Material:
  • Emborrachado EVA nas cores: branco, azul e rosa
  • Tesoura
  • Cola quente
  • Pistola de cola quente
  • Barbante
  • Furador de papel
Imprima o molde acima e recorte. Reproduza os corações no emborrachado rosa e azul e recorte. Corte um retângulo de 10cm x 2cm no emborrachado branco. Fure com furador de papel as duas extremidades do retângulo. Cole os corações no retângulo. Corte um pedaço de barbante para prender a pulseira no braço.


Material:
  • Cartolina rosa
  • Cartolina pink
  • Cartolina verde
  • Pirulito em formato redondo
  • Tesoura
  • Cola bastão
  • Caneta hidrocor preta
Imprima o molde acima e recorte várias flores na cartolina rosa e na cartolina pink. Faça o contorno das folhas das flores com o auxílio da caneta hidrocor preta.
Com o auxílio da tesoura, faça um furo no centro de cada flor (peça ajuda de um adulto para isso). Passe o pirulito pelo buraco, conforme figura acima.
Imprima o molde acima, e recorte várias folhas na cartolina verde.
Prenda cada folha no palito do pirulito, com auxílio da cola bastão, conforme figura acima.
Você pode escrever o nome da pessoa a quem vai dar o pirulito ou mesmo uma mensagem bem bonita.


Material:
  • Cartolina vermelha
  • Furador de papel
  • Bailarina - ilhóis
  • Tesoura
  • Papel sulfite
  • Canetas hidrocor de várias cores
  • Fotos
  • Fita adesiva
Imprima o molde acima, em papel sulfite e recorte, de acordo com a figura acima.
Recorte a cartolina usando o molde acima, seis (6) corações e duas (2) bolinhas, conforme figura acima.
Fure os corações na ponta inferior, com o furador na papel. Fure o centro das duas bolinhas. Prenda os corações com as bolinhas, uma de cada lado, com a bailarina e/ou ilhóis. Abra o coração conforme figura acima.
Escreva mensagens bem bonitas, pode colar fotos, letras de músicas etc.