• Gostam também de construir suas próprias casinhas. Feitas de caixa de papelão com portas e janelas de abrir e fechar. Os móveis também podem ser construídos com caixinhas. Elas mesmas podem pintá-las.
• As
crianças podem fazer colares de diversos materiais
• No
segundo ano de vida podem também começar a cantar. Cantem juntos! Elas aprendem
rapidamente.
• De às crianças instrumentos musicais simples e fáceis de fazer manualmente. Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que proporciona ritmos como também os instrumentos rítmicos industrializados: tambor, chocalho flauta, etc.
• De às crianças instrumentos musicais simples e fáceis de fazer manualmente. Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que proporciona ritmos como também os instrumentos rítmicos industrializados: tambor, chocalho flauta, etc.
* * Desenvolvimento da fala * *
• Com brinquedos simples o desenvolvimento das crianças pode ser estimulado. Pode-se sempre perguntar: “Onde está...?” Com essa indagação feita sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro, você ajuda a elas a aprender o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua volta.
•
Ainda que a criança não compreenda o sentido da palavra ela apreende o sentido
da língua, coisas e relações observando e vivenciando.
•Como
outra brincadeira, você pode apontar perguntar-lhe:
- Aonde
está seu nariz?
... Sua
orelha... sua cabeça... seu braço... sua boca?
E assim ela
vai aprender brincando.
•
Nessa idade um bom brinquedo para a criança é um livro de capa e folhas duras.
Ali elas podem folhear, sentir e você pode esclarecê-las sobre cada figurinha
que esteja ali. (Na creche tem alguns e outros de plásticos também)Incentive
smpre o cuidado e explique como manusear esses livros.
•
Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que ela converse
com outras crianças. Logo verá como falará mais e cada dia mais corretamente.
Conte historinhas para elas. Gostarão de ouvir e pedirão que as repita. Você
verá que um dia elas já terão até mesmo decorado a historinha e quando você a
contar ela a irá complementar.
Música com materiais simples.
Caixa
de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. Podem
transformar- se em instrumentos musicais. Use a criatividade!
Enchendo
objetos
Dê
para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões,
garrafas de plásticos, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no
verão brincar no parque ou também utilizando água. Comece você mesmo
demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc. com
areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.
Conhecendo
as formas
Recorte
as caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes
formas: círculo, triângulo, retângulo, etc. .
Dê
para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis
grossos e peça- as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas)
das caixas.
Dê
a elas alguns rolos de papel higiênicos vazios ou rolos de papel de cozinha
(alumínio, toalha) e elas poderão brincar com eles, fazendo- os rolar,
apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-los, podem também pisar em cima !
Se
as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de
dedo ou ainda colar papeizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima ( não
se preocupe com a bagunça)
Numa
cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões,
cortiça, formando dois painéis. Deixem as crianças sentir as diferentes
texturas.
Você
pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorezinhas poderão pelo
tato adivinhar o que é .
Costure
uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha- as com algodão. As
crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Você poderá utilizar outros
materiais para enchê-la.
Você
poderá também encher um potinho essas vasilhas com , arroz, pedrinhas. Depois,
é só fechar bem e para segurança lacre- a com auxilio de fita isolante ou
crepe. (instrumentos)
Pode-
se pintar um papelão com tintas de dedo. Uma caixa de papelão pode virar uma
casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser
grande.
Com
papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e
poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem
pintados), etc . Lembre- se que quando
elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental (
podemos tentar fazer de TNT) e o chão ou mesa devem estar protegidos com
jornal.
Aprendendo
a guardar os brinquedos
Deixe
as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em
uma caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas, etc .
Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo
coloca- se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a
cantar.
Você
pode colar uma folha de papel alumínio na parede para que as crianças
olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho. .
Colocar
dentro de algumas fronhas alguns balões cheios e pedir para as crianças
deitarem e colocarem a cabeça, rolar por cima e depois estourar ( com certeza
será uma grande festa).
Quando
estiverem no parque , dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-
as brincar à vontade. Pode ser também latas, garrafas pet cortadas, vasilhas de
margarina, etc.
Rasgar e colar
Deixe
as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes,
coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papel.
Colar
restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos (posso conseguir). Para se
colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará
firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.
São
também boas para que as crianças rasguem ou também poderão
brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados,
cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.
Rasgar
e cortar
Catálogos
velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de
rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre- se
com tesoura sem ponta)
A
areia pode ser muito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em
latinhas e em ima enfeitar com conchinhas do mar, milho, feijão
etc. .
Com
uma caixa de ovos podemos construir um navio de puxar. Com isso as crianças
podem pintá-lo com tinta de dedo. Ponha um barbante em uma extremidade e o
barquinho está pronto.
Um
túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com
papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de
travesseiros , lençóis.etc.
Experimente
você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas
aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, cantar rolar, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário